domingo, 13 de fevereiro de 2011

17ª Jornada: A.C.D.Mindelo vs A.R.Rebordões


5 inicial: Andreia; Diana; Sandrinha; Licas; Carina
Resultado Final: A.C.D.Mindelo 2 vs 3 A.R.Rebordões
Melhor em campo: Diana

Jogo de grande expectativa para nós, uma vez que íamos defrontar o primeiro classificado do campeonato que por si só dá uma motivação extra ao encontro, mas também porque os 3 pontos conquistados, em caso de vitória a nosso favor, eram bastante importantes.
A bola começou do lado das Vila Condenses, que controlaram desde cedo a posse de bola, nunca conseguindo criar grande perigo diante da nossa baliza, fruto da enorme exibição defensiva que tivemos.
Com o decorrer do tempo fomos ganhando mais confiança o que nos permitiu criar boas jogadas colectivas, que até poderiam ter dado em golo, não fosse o nosso nervosismo a atrapalhar nos últimos 10 metros da quadra.
Mas seria com o 0.0 que chagaríamos ao intervalo, sem haver algum lance de grande relevância que se possa salientar.
Para o 2º tempo, vínhamos com a consciência de que tudo poderia acontecer e daí não ficarmos satisfeitas apenas com o empate. Fomos à procura do golo, tal como as adversárias, tornando-se mesmo num bom espectáculo para quem assistia. Para nossa felicidade, o marcador foi aberto por um auto-golo de uma jogadora do Mindelo fruto de uma jogada de insistência de Carina na ala. Pouco tempo passado e num belo contra-ataque Diana faz o 2.0, ao ficar isolada diante da redes Vila Condense e com a maior das friezas fez um belo golo.
Com este resultado as adversária optaram por utilizar 5 para 4 e num descuido defensivo nosso, ao colocar a bola nos pés de uma jogadora frontal para a nossa baliza, esta reduz a desvantagem e coloca alguma justiça no marcador(2.1). Uma vez que mesmo não criando muito perigo, as adversárias controlaram maioritariamente a posse de bola ao longo do jogo.
No entanto, com o risco de jogarem com 5 jogadoras avançadas, Licas recupera a bola e remata ainda no nosso meio campo e faz assim o 3.1.
As adversárias não baixaram os braços e continuaram a dar luta, tal como se esperava. Desta vez, numa infelicidade da nossa parte, Diana faz um auto-golo e reduz a desvantagem das adversárias para 3.2. E o jogo viria a terminar logo a seguir ao pontapé de saída.
Foi um grande jogo de futsal, onde ambas as equipas mostraram valor e fizeram de tudo para vencer. Os 3 pontos foram importantes para nós, não por terem sido conquistados diante do primeiro classificado, embora isso dê uma dose extra de confiança à nossa equipa, mas porque nos permite subir na classificação.
Os parabéns às nossas atletas pois demonstraram que o trabalho realizado durante a semana dá frutos.  

Saúl Ferraz: "Jogo de dificuldade maxima, era aquele que nos esperava em Mindelo, por varias razões, entre as quais a classificação e o potencial do nosso adversario.
Controlámos quase sempre bem o encontro, quer em posse de bola ou sem a mesma, apesar do maior dominio consentido ás vila condenses e tivemos as melhores situações de golo no primeiro tempo, onde apenas por uma vez o Mindelo conseguiu criar perigo.
Sabíamos que as visitadas procurariam subir as linhas de pressão na segunda parte em busca do golo, e optámos por um jogo mais directo, com apoios rápidos entre as marcações defensivas, para explorar o espaço nas costas, e dessa forma (com alguma felicidade) chegámos á vantagem, através de um auto golo.
Tentámos controlar alguma ansiedade, de forma a mantermos a concentração nas movimentações defensivas e a mesma ambição ofensiva, com isso obtivemos o 0-2.
A equipa da casa arriscou no 5º elemento, mas defendemos quase sempre bem as movimentações, ainda assim obrigou as minhas atletas a um desgaste fisico maior e alguma perda de discernimento, conseguindo reduzir para 1-2 numa recuperação de bola aos 12 metros da nossa baliza.
As visitadas mantiveram o 5º elemento em busca da igualdade, mas da forma como fechávamos os espaços, tínhamos também hipoteses em dilatar a vantagem, algo que conseguimos aos 17 minutos do segundo tempo, numa recuperação de bola de Licas, que rematou posteriormente para a baliza deserta, fazendo o 1-3.
O último golo do encontro (2-3), surge já aos 23 minutos também ele de alguma infelicidade da nossa atleta.
Tivemos um comportamento defensivo muito positivo e uma capacidade ofensiva interessante, tendo em conta o adversario, acusando apenas algum desgaste no 5º elemento, pois da forma como decorria o encontro, duvidava que o Mindelo conseguisse marcar em circunstancias normais.
Defrontamos uma grande equipa, bem orientada e constituida por grupo de atletas com muita qualidade, e isso apenas realça o excelente resultado que obtivemos, já que era um adversario invencivel em casa esta época, independentemente das atletas que vão transitando da equipa "A" ou "B", pois se isso nunca serviu para explicar as vitorias, espero sinceramente que não sirva para "desculpar" a derrota.
Para finalizar o comentario, sublinho a importancia dos adeptos que se deslocaram a Vila do Conde, para apoiar o Rebordões mas também a todas as pessoas (e foram muitas) presentes no Pavilhão, algo muito positivo.
Por último, para as minhas atletas, as que jogaram e as que não tiveram possibilidade de o fazer mas que foram importantíssimas no apoio, dizer que foi um orgulho ver assimilar tanto trabalho técnico/táctico em tão pouco tempo, mas sobretudo a capacidade de entrega e confiança crescer imenso."

3 comentários:

  1. Não vou dar importância ao resultado, muito menos importância as jogadoras que o Mindelo levou para o nosso encontro, concordando a 100% com o meu mister, pois se isso não serve de desculpas para as vitorias também não serve para as derrotas… vou dar importância antes ao trabalho diário realizado por todas as atletas… ao muito trabalho técnico, táctico e psicológico ao qual o nosso treinador nos tem submetido… 50% desta vitoria e sem duvida dele… por acreditar em nós (mais do que nós mesmas), por insistir e persistir com todas as atletas pra que cada uma dê o máximo desde o primeiro segundo de treino ou jogo ate ao ultimo… isso começa a dar frutos, graças e ele…

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! :)

    Gostava de deixar este comentário, sem me esconder no anonimato e como defensor do desportivismo que sou.
    Embora ao longo da época tenha ouvido vezes sem conta que venciamos os jogos não por mérito mas por que tinhamos a jogadora X ou a jogadora Y, nunca justifiquei os nossos resultados por isso. Deixo que os outros façam e não me importo. Quanto ao jogo de sábado, venceram porque foram melhores, mais organizadas e mais eficazes e disse precisamente isto às minhas jogadoras no fim do jogo. Temos que ser grandes na vitória e ainda maiores na derrota... Por isso parabéns, felicidades para o resto campeonato e fico à espera da desforra :)

    Abraços
    Hélder Pereira - treinador ACD Mindelo "B"

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelas palavras. Foi sem duvida um grande jogo de futsal e valeu por isso. quanto à nossa vitória, não sei se se pode falar em justiça, porque poderia ser nossa ou vossa, tivemos foi mais eficácia e capacidade de sofrer.
    Felicidades também para o que ainda aí vem, e em relação à desforra, ainda haverão mais dois jogos. ;)

    ResponderEliminar