quinta-feira, 10 de maio de 2012

Selecção Nacional Futsal Feminino


Conquista em Moscovo


 
Com uma participação 100% vitoriosa, a Selecção Nacional de Futsal Feminina sagrou-se, esta quarta-feira, vencedora do II Torneio Internacional de Moscovo.
No derradeiro encontro da prova, as comandadas de Jorge Braz defrontaram a selecção anfitriã, vencendo por 3-2. Para a história ficam, também, as vitórias por 5-0, diante da Hungria, e por 7-2, frente à formação do Irão.
A precisar de apenas um empate para conquistar o troféu, a Selecção Nacional sentiu algumas dificuldades nos momentos iniciais da partida, tendo sofrido o primeiro golo no segundo minuto. No entanto, bastaram dois minutos para Inês Fernandes devolver a igualdade ao marcador.
Ainda antes do interregno, Mélissa - considerada a Melhor Marcadora do Torneio - trouxe alguma tranquilidade à Equipa das Quinas, assinando o 2-1, e, já nos minutos iniciais do segundo tempo, foi a vez de Rita Palma aumentar a vantagem lusa. Nos minutos finais do encontro, a Rússia conseguiu reduzir para 3-2.
Portugal alinhou com Natalina Silva, Rita Martins, Ana Azevedo, Daniela Ferreira e Mélissa. Jogaram ainda Daniela Ribeiro, Sofia Vieira, Bruna Morais, Inês Fernandes, Juliana Sousa, Sofia Ferreira, Maria Martins, Rita Palma e Rita Fatia.


Equipa organizada merece título

Fazendo a análise ao encontro, Jorge Braz admite que a equipa sentiu na pele a qualidade da Rússia, recorrendo-se da organização para ultrapassar as dificuldades. "Tivemos momentos de grande organização e de excelência, mas também de alguma desconcentração, que nos trouxeram alguns calafrios normais, tendo em conta que a Rússia é uma equipa com bastante qualidade. Quando a equipa percebeu que o jogo teria de ser racional e organizado, facilmente ultrapassámos as dificuldades e fomos capazes de dar a volta ao resultado. Penso que nos organizámos melhor depois do golo e poderíamos ter marcado mais, mas é a eterna questão da finalização".
Com três vitórias em outros tantos jogos, o Seleccionador Nacional diz-se plenamente satisfeito, salientando o mérito das jogadoras. "Fizemos um pleno de objectivos, com jogos diferenciados, mas com qualidade para justificar o título. O balanço global final é fantástico, extremamente positivo, porque, apesar dos poucos treinos que têm, estas jogadoras voltaram a fazer algo fantástico e o potencial que possuem depressa se transformará em competência como ficou aqui demonstrado", explicou.


Desenvolver o potencial para garantir futuro

"Quando estas jogadoras perceberem melhor o jogo e forem capazes de jogar a dois toques, formarão uma equipa fantástica. As jogadoras têm um potencial enorme, só temos de o saber desenvolver. No fundo, este grupo acaba por representar todo o Futsal Feminino Português, porque temos muito potencial escondido e quando o pudermos desenvolver em pleno, as equipas terão pernas para andar", afirmou Jorge Braz ao projectar o futuro da Equipa das Quinas.

Considerando o torneio um momento de evolução privilegiado, o Seleccionador Nacional destaca a experiência internacional e o nível de competição que proporciona. "A equipa sai reforçada pela experiência internacional, por perceberem a exigência e intensidade que existem a este nível. A possibilidade de poderem competir ao mais alto nível é fantástico e só ajudará a desenvolver o potencial que já têm. Esta selecção fez apenas 20 treinos em toda a época e conseguiu apresentar momentos de organização muitos bons, o que é incrível. Existe potencial e competência, mas o mais importante é trabalhá-los e cosenguir sempre mais, por isso temos de continuar com o trabalho que temos vindo a desenvolver", explicou.



Fonte: www.fpf.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário