quarta-feira, 23 de março de 2011

Entrevista ao Mister


 O nosso blog foi ao encontro do nosso treinador, Saúl Ferraz, para obter uma retrospectiva da época, a fim de dar a conhecer um pouco do trabalho da equipa até aos dias de hoje e saber o que o futuro lhe reservar...

Blog: Relativamente aos objectivos que propôs para a equipa aquando a sua chegada, acha que esses foram compridos?
Mister - Penso que sim, mas não com total integridade, já que o objectivo traçado passava por levar a equipa do 8º lugar a uma posição de subida directa.
O 5º lugar oferece os mesmos direitos teóricos, mas na prática ficamos aquém do que podíamos fazer.
O grupo deve ter estabilidade emocional, para que possa ambicionar mais desportivamente, crer na vitória mas também procurá-la.

BCertamente a equipa ainda não está ao seu nível ideal, sente que poderá chegar a esse ainda nesta época decorrente?
M: A Taça Distrital vai permitir avaliações constantes do trabalho desenvolvido semanalmente, mas as mudanças são imensas e em alguns casos completamente novas, o que tem dificultado na adaptação individual.
Não considero esta nova prova, como última hipótese de provar algo, até porque nesta altura o importante é criar bases a pensar no futuro e solidamente obter rotinas tácticas que nos permitam ser mais competitivas, mas como é obvio, temos um teste às nossas capacidades por semana e durante o mesmo a intenção passa por conquistar os três pontos, e se possível conciliar o trabalho desenvolvido nos treinos.

B: O Campeonato já acabou, mas ainda poderá haver muito em disputa, poderá a nossa equipa ser uma das candidatas a conquista da taça, sendo que fez um campeonato tão irregular?
M: Toda gente, inclusive os nossos adversários, olham para o Rebordões de uma forma cuidadosa, pois como disseste, somos uma equipa muito irregular, capaz do melhor mas também do pior.
Se formos capazes de manter a regularidade táctica que temos desenvolvido em todas as partidas, poderemos ter uma palavra a dizer, mas o Mindelo será sempre o maior favorito, até porque caso não consiga conquistar a Taça na 1ª Divisão, vai apostar tudo na 2ª Divisão, além disso estamos inseridos no grupo de onde certamente sairá o campeão da Prova e as dificuldades competitivas serão constantes.
De qualquer forma, o principal objectivo passa por conseguir uma maior regularidade exibicional.

B: A nossa equipa possui um conjunto de jogadoras capazes de grandes feitos, acha esse factor um pesar na consciência por só termos conquistado o 5º lugar?
M: Não, bem pelo contrario!
Se existe o sentimento de insatisfação pessoal, então a Taça pode e deve servir de motivação extra para as atletas, de provar a sua real capacidade.

B: A realidade e que não encontrou um grupo propriamente facil, principalmente a nivel psicológico, isso condicionou o seu trabalho ou sente-se satisfeito com o resultado final?
M: O factor psicológico não pode ser responsabilizado por tudo que correu menos bem, até porque o grupo era muito desequilibrado tacticamente e quando não existe essa capacidade de organização defensiva e ofensiva, tudo o resto é colocado em causa.
Claro que passaram a ser duas grandes prioridades em desenvolvimento contínuo, mas sinto-me satisfeito com a reacção que obtive do grupo, pois têm demonstrado uma vontade enorme em aprender e isso é positivo.
Psicologicamente, a equipa parece-me melhor em alguns aspectos, quer individuais quer colectivos, mas ainda falta corrigir e alterar determinadas acções, reacções e pensamentos.
Tacticamente, as diferenças da equipa são abismais de a dois meses para cá, mas se estamos melhor em relação ao passado, sabemos que no futuro teremos que ser bem melhores que no presente.

B: Tendo em conta que a nossa equipa já prepara a próxima época, neste momento já tem algum objectivo definido para essa?
M: Sim, embora neste assunto existam muitos pormenores por resolver, desde logo a minha continuidade no Clube.
De qualquer forma, o processo de preparação da nova época já se encontra em desenvolvimento, apesar de todas as incertezas.
Os objectivos classificativos, passam muito pela Divisão onde o Rebordões poderá competir e isso também é algo a resolver com a Direcção do Clube, no entanto caso suba á 1ª Divisão, o objectivo será a manutenção, caso a equipa permaneça na 2ª Divisão, o objectivo só pode ser um, lutar pelo título distrital.
Seja para um ou para outro objectivo, já nos encontramos a trabalhar com a intenção de reforçar o Rebordões com as “peças” necessárias mas também possíveis, aliadas ao grupo existente, que é muito importante no projecto.

B: Para finalizar, umas últimas palavras…
M:  De facto foram dois meses complicados ao nível da adaptação técnico/táctica, mas vocês são um grupo de miúdas fantásticas, com o qual eu me identifico…
Os frutos do trabalho ainda não são os mais desejados, mas não duvido que alcançaremos o sucesso desportivo, até porque fugir das dificuldades era muito fácil e eu sinto que não é esse o caminho que querem seguir, por isso, estou com vocês.


Muito obrigada ao Saúl Ferraz por se ter disponibilizado inteiramente a realizar esta entrevista!

Sem comentários:

Enviar um comentário